Você sabe o que TDAH?
- Educar-te

- 25 de nov. de 2017
- 3 min de leitura

Fonte: Mundo da Psicologia
O TDAH- Transtorno de Déficit de Atenção é um transtorno neurobiológico que surge na infância, geralmente como fator genético e que afeta a área comportamental e cognitiva do indivíduo. Mesmo uma criança diagnosticada com a presença desse transtorno ela aprenderá, pois sua capacidade intelectual não é comprometida, o que será preciso é de professores realmente comprometidos com o ato de ensinar e não de simplesmente excluí-la de tudo e todos.
O que pode caracterizar o TDAH?
Os sintomas que caracterizam esse transtorno são a desatenção, hiperatividade e impulsividade, escassa tolerância à frustração, baixo autoestima, dificuldades de relacionamento com seus pares e dificuldades na aprendizagem. Em alguns casos apresentam condutas agressivas e desafiadoras isso acontece muitas vezes por causa da dificuldade de aceitar normas e limites.

Fonte: FTR Revista
Existem casos de tdah com a presença de hiperatividade e outros não. Em relação as causas geradoras desse transtorno os pesquisadores ainda não chegaram num consenso científico, o que há são supostos fatores que podem contribuir como o tabagismo, infecções e exposições a certas toxinas durante a gravidez. Clique aqui para obter mais informações sobre o TDAH, no que diz respeito as explicações neurológicas.

Fonte:cognitiva tdah - blogger
O processo a ser realizado para que se diagnostique esse transtorno é feito por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, neurologista, psiquiatra, pediatra, psicopedagogo, logo serão realizadas investigações através de questionamentos sobre a vida do indivíduo abrangendo as áreas pessoais, sociais e educacionais e também listas de recomendações contendo os sintomas que o indivíduo deverá manifestar que são no mínimo seis ou sete num período de seis meses e dependendo ainda da intensidade que que venham a ocorrer.
Como ocorre o tratamento do TDAH?
O tratamento de pessoas com tdah dependerá de alguns critérios como exemplo em qual nível a pessoa se encontra, se é leve, moderado ou grave. Em alguns casos ocorre através de psicoterapias, enquanto que em outros se faz preciso o uso de medicamentos e nesse ponto é necessário a participação de um psiquiatra,pois pode haver a necessidade de se realizar prescrição dos medicamentos que muitas vezes são usados os psicoestimulantes que estimularão as áreas afetadas pelo transtorno.
Para esclarecer um pouco mais sobre o tratamento, trouxe uma fala do Dr. Gustavo Teixeira ode ele diz:
“O objetivo principal do tratamento do TDAH é que o paciente aprenda a lidar com seus sintomas, evitando ou limitando os prejuízos em sua vida. Para isso, a medicação é importante, assim como outros recursos que envolvem trabalho psicoeducativo com a família e a escola (no caso de crianças), o entendimento sobre o que é o TDAH e como deve ser feito o tratamento, além de mudanças na rotina, na estrutura e no ambiente em que vive o paciente.” Dr. Gustavo Teixeira, médico especialista em psiquiatria da infância e adolescência.
O sujeito que é diagnosticado com tdah sofrerá certas implicações seja em sua vida pessoal, social e educacional, como por exemplo por causa da desatenção, ou seja a dificuldade de manter o foco em algo que vai efetuar trará consequências como a desorganização, frustração.
E como o tdah deve ser visto em relação a questão educacional?
E se tratando da questão educacional essas implicações aumentam pois enfrentarão dificuldades na hora de aprender, uma vez que a atenção constitui-se como condição básica e necessária para que a aprendizagem ocorra. Na busca por minimizar essas dificuldades e visando um aprendizado de qualidade para esses alunos, torna-se imprescindível a participação da tríade: família, escola e professor nesse complexo processo que é a aprendizagem.
E tratando da atuação do professor diante de alunos com tdah esta deve ocorrer de forma positiva para ambas as partes, o mesmo deverá buscar conhecer o transtorno para que dessa forma possa criar estratégias que melhor se adequarão à aprendizagem desses alunos.

Fonte: Rhema
Dentre as estratégias de ensino que o professor poderá utilizar em sala de aula para crianças com tdah estão: dividir em partes as atividades postas em sala de aula para que desse modo esses alunos se sintam capazes de realizá-las, buscar apresentar conteúdos o mais claro e concreto possível, procurar sentar a criança em um local da sala que possa diminuir os estímulos que poderão tirar seu foco, nesse caso é aconselhável as primeiras cadeiras, buscar motivar essas crianças atentando sempre que possível par seus interesses pois dessa forma estará contribuindo no processo de autoestima desses alunos.
Para crianças impulsivas o professor poderá utilizar de recompensas sempre que a criança conseguir reprimir um impulso e com crianças com grande atividade motora, ou seja hiperativas o professor pode fazer uso de estratégias que façam essas crianças gastarem energia, estratégias essa que envolvam o movimento desses sujeitos.
O professor deve além de tudo buscar não rotular e tão pouco excluir uma criança com tdad, pois agindo assim estará prejudicando a aprendizagem dessa criança.
Por isso....

Caríssimos leitores, espero ter conseguido levar alguns esclarecimentos sobre essa temática.
Ótima leitura
Discente: Rosineide Gonçalves da Silva, estudante do curso de Pedagogia UFPI




Gostei!