top of page

O uso adequado da voz

  • Foto do escritor: Educar-te
    Educar-te
  • 25 de nov. de 2017
  • 3 min de leitura

A voz, assim como as estratégias, recursos didáticos, materiais utilizados no processo educacional possui grande importância, uma vez que um dos agentes participantes desse processo, o professor a utiliza com bastante frequência. Por esse motivo a intenção desse trabalho é atentar para os cuidados que se deve ter com o recurso vocal e mesmo se tratando da área educacional, essas precauções servem também para qualquer pessoa, pois todos usam a voz em diferentes atividades.


ree

Antes de nos direcionarmos aos cuidados e exercícios que ajudam a cuidar desse importante recurso, procuremos entender um pouco mais sobre como funciona o processo vocal.


“Para haver emissão da voz, o ar inspirado que entrou pelas narinas ou pela boca e chegou aos pulmões tem que fazer o caminho de volta no sentido ascendente e percorrer a laringe. É nesse órgão que se localizam as cordas vocais, pregas que se afastam ou se aproximam com a passagem do ar e produzem o som”.

Dráuzio Varella


ree

Após esse pequeno esclarecimento daremos continuidade com os cuidados que todos devem procurar ter para que possuam uma voz saudável e se tratando dos profissionais da educação essas precauções precisam ser vistas com mais rigor.

E buscando uma maneira mais dinâmica para apresentar esse conteúdo trago para vocês uma breve entrevista com JACKSON ROCHA professor de música, e como sabemos assim como os professores, os músicos também utilizam muito o recurso vocal e por isso ele se mostra tão preocupado quanto ao seu uso.


Entrevista: Jackson Rocha


1. Qual o seu entendimento sobre a importância da voz, no que diz respeito aos professores?


A voz sendo um dos recursos didáticos utilizados pelos professores necessita de cuidados específicos para que não se tenha danos posteriores,devido ao abuso da mesma em sala de aula. É através da comunicação oral que o professor durante suas aulas expositivas dialoga os mais variados assuntos e temáticas. E como temos notícias e sabemos por observar,inclusive, diversos professores já fora, acometidos de algum problema vocal,alguns tão sérios a ponto de ser necessário o afastamento do mesmo de suas funções docentes. Existe também a importância do uso vocal não apenas de forma saudável, mas também, de forma compreensível e clara. Esse aprimoramento das melodias da voz falada traz enriquecimento para as aulas e deixa o discurso mais interessante e dinâmico.


2. Como você estuda música, poderia fazer uma relação entre a música e a educação?

Existem estudos comprovados cientificamente pela neurociência de que a música ativa diversas partes e funções do cérebro ao mesmo tempo. Isso faz com que o indivíduo exposto a estímulos musicais desenvolva maiores habilidades e capacidades cognitivas. Além de contribuir nas questões de linguagem, sociabilidade, recreação, psicomotricidade, etc. A música é uma grande aliada da educação e possuem, inclusive, sua própria área de atuação denominada Educação Musical,onde todos os saberes musicais são interconectados aos demais saberes.


3. Existem cuidados e exercícios que ajudam os professores a buscarem uma saúde vocal, pois se sabe que esses profissionais utilizam esse recurso diariamente na sua prática docente. Fale um pouco sobre isso e se possível dê exemplos.


Existem alguns cuidados que se deve ter com a voz antes e durante o seu uso como:

  • Não falar muito alto por longos períodos;

  • Não gritar;

  • Evitar ingerir líquidos muito gelados;

  • Evitar exposição à poeira e poluentes;

  • Realizar, periodicamente, exames junto ao otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo;

  • Evitar cigarros e bebidas alcoólicas.

Existe, ainda, exercícios que podem ajudar a prevenir danos ao trato vocal e ainda melhorar a performance da voz. Inicialmente é feito um trabalho de respiração para treinamento do diafragma, visto que o ar é o combustível da voz. Em seguida, vem o trabalho de corpo,para relaxamento dos músculos atuantes no processo da voz falada, seguindo de um aquecimento das pregas vocais com exercícios que variam de um simples vibrato de lábios em som de ( Brrrrr ), a exercícios um pouco mais complexo como a elevação do palato mole para obtenção do som de ( Hããããã), Isso facilita com o tempo,a projeção vocal dando mais liberdade ao som e consequentemente menos tensão na hora de executar o som evitando danos a voz




Esse vídeo servirá para reforçar ainda mais tudo que já foi falado anteriormente.




https://www.youtube.com/watch?v=y35ChkRMXDk

Caro leitores espero que a partir dessa postagem possa está contribuindo para os interessados no assunto.

Boa leitura.


Discente: Rosineide Gonçalves da Silva, estudante do 4º período do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia- UFPI


ree

Fonte: meus arquivos

 
 
 

Comentários


bottom of page