Projeto Aquarela
- Educar-te

- 25 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
O QUE É A AQUARELA?
"Aquarela é o nome da mistura de pigmentos coloridos com aglutinante e também a técnica em que se entrega essa tinta diluída em água". (Evaldo Santos Oliveira - UFPI).
É uma técnica belíssima de pintura e que atrai todas as idades. Pode ser encontrada em diversas formas: pasta, tubo, lápis de cor. O papel adequado é aquele de alta gramatura, que resiste à umidade da água.
Por ser diluída em água, deixa a pintura delicada e dá um efeito de transparência difícil de atingir com outras técnicas e tintas.
O Projeto Aquarelar foi realizado com alunos do 2° ano do ensino fundamental - I. No início temi que a técnica pudesse ser complexa para as crianças, mas elas me surpreenderam. Na primeira oficina a ansiedade delas era tanta que quase não deixaram eu explicar como se usa a aquarela. Da segunda oficina em diante já estavam mais a vontade para aplicar a tinta e superavam a cada dia que aquarelávamos.

Já dizia Aristóteles: "O verdadeiro aprendiz é aquele que supera o mestre". Eu vivi isso e fiquei muito contente quando, em uma das oficinas, um aluno criou a sua maneira de aquarelar e não se limitou às técnicas que eu havia apresentado a eles. Com isso, eu deixo um conselho: nunca subestime teus alunos. Deixe eles a vontade para aflorar o seu potencial. Essas atitudes aumentam a beleza do teu trabalho e te dão entusiasmo para continuar.

Para iniciantes e principalmente crianças é aconselhável orientá-los a desenhar primeiro com lápis e borracha antes de aplicarem a tinta no papel. Como já foi dito, a aquarela é diluída em água, que enruga o papel pela umidade. Nesse momento é preciso tomar muito cuidado para que o excesso de umidade no papel não danifique a pintura.
Quando comecei a planejar as oficinas para o projeto fiz muitas pesquisas e procurei inúmeros recursos que pudessem facilitar o esclarecimento sobre o uso da aquarela. A cada leitura descobria novas técnicas e sempre fazia testes em casa antes da culminância de cada oficina.
Por fim, deixo os meus sinceros agradecimentos à Deus, que me guiou em todos os momentos, à minha família, que me encorajava a continuar, às crianças, que me davam ânimo para buscar novas informações, à escola Piaget, que me deu essa oportunidade e total apoio para realizar o meu trabalho, e aos pais, que me autorizaram à publicação da criatividade e imagem de seus filhos.











Por: Ester Marques Franco
Graduanda em Pedagogia - UFPI




Continue realizando e socializando conosco, Ester. Parabéns pelo trabalho!